Parque Nacional da Peneda Gerês ou Reserva da Biosfera

Soajo - Arcos de Valdevez
Soajo – Arcos de Valdevez

O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), foi recentemente classificado como Reserva da Biosfera, pelo UNESCO (juntamente com o Parque Natural de Xurés).

O actual executivo municipal tem optado por designar Reserva da Biosfera em vez de falar em PNPG, quando se refere à Serra do Soajo/Peneda.

Mais uma vez, infelizmente, o nosso executivo vai por caminhos errados. O PNPG é uma marca, conhecida nacional e internacionalmente, a que é necessário associar o nosso concelho. Falar em Reserva da Biosfera e não falar em PNPG, é excluirmo-nos das mais valias que este nos pode trazer. Dizer que a Porta do Mezio é Reserva da Biosfera e não que é PNPG é um erro crasso.

O que está mal, e que tem que ser mudado urgentemente, é a subalternização de Soajo e Peneda ao Gerês. Compete à CMAV e à ARDAL esse papel. E não é colocando painéis publicitários à saída do Porto a publicitar “Porta do Mezio – Reserva da Biosfera” que se chega lá. A iniciativa era boa, devem ser colocados mais, mas com conteúdos diferente, como: “Entre no PNPG pela Porta do Mezio”! A iniciativa é boa, a execução, péssima!

Enquanto este executivo não aceitar as sugestões das pessoas que não são da sua cor partidária e não começar a pensar seriamente nas pessoas do concelho, em vez das obras de fachada para depois receber medalhas de mérito, vamos continuar a perder terreno para os nossos vizinhos, minhotos e galegos!

Álvaro Amorim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s