Ecovia do Vez

EcoviaApesar de ainda não estar terminada, já é possível percorrer a Ecovia junto ao Rio Vez, entre a Arcos de Valdevez e a foz e depois seguir pela margem direita do Lima, até ao Carregadouro. Já fiz o percurso duas vezes e, sobretudo no percurso junto ao Vez, é mais uma atração que o concelho tem para oferecer aos visitantes. Também é certo que já podia estar finalizada, tivesse todo o processo sido feito com pés e cabeça e com respeito pelos arcuenses que possuem terrenos onde a ecovia foi instalada.

Não quero acreditar que não vão consolidar o piso. Em alguns pontos estão a colocar gravilha (mais parece escombros de obras, que verdadeiro saibro, o que pode trazer problemas), mas a falta de uma tela protectora, como colocaram na margem esquerda do Lima, vai trazer a deterioração rápida da via, como já acontece em alguns locais.

Pelo menos, já é possível ir da vila de Arcos de Valdevez à extremidade ocidental pela ecovia. Fica-se a aguardar o troço para norte…

Álvaro Amorim

13 thoughts on “Ecovia do Vez

    1. Viva,

      O total do percurso, julgo rondar os 35 Km.

      Os passadiços existem em alguns troços para ultrapassar linhas de água ou zonas mais complexas. Há alguns com extensão considerável.

      1. Obrigado pela atenção. Organizei há pouco tempo com amigos um passeio aos passadiços do Paiva e este local tam zonas delimitadas de percurso por isso a ideia seria fazer algo semelhante na eco via. Existe alguma zona mais pequena até 10 klm marcada?

      2. O conceito dos passadiços do Paiva é diferente da Ecovia do Vez. Não conheço os passadiços do Paiva.
        No Vez, tem um percurso, pedonal ou de bicicleta, que segue as margens do rio, desde Sistelo até à sua foz no Lima e depois segue o Lima até ao limite do concelho.
        Pode sair de Arcos de Valdevez para norte, em direção a Sistelo ou para sul /sudoeste, em direção à foz do Vez. Ou pode entrar na ecovia num dos vários pontos de acesso a partir da N202 ou N101.

    1. Viva.
      Não existe ligação entre as duas ecovias em Refoios. Pelo que sei, o problema está em Refoios, porque os donos dos terrenos não deixaram passar a ecovia e como nessa altura a dos Arcos ainda não estava construída, a Câmara de Ponte de Lima não se importou com mais uns metros.
      Não sei nesta altura quais as diligências para ligar as duas.
      Pode sempre fazer-se o pequeno troço entre o Carregadouro, em Jolda, e Refoios, pela Nacional.

    1. Não existem zonas de acampamento autorizado ao longo da ecovia.
      É na minha opinião uma falha, não haver nenhum porque de acampamento nestas zonas mais baixas. Aqui no Norte, os Parques de Campismos estão todos integrados no PNPG ou junto à praia. Há no entanto alojamentos turísticos que julgo serem acessíveis.

    1. Ainda não estará terminada… A Câmara não nos dá grandes informações, mas já é possível percorrer, quer a pé quer de bicicleta. No Verão fazia-se bem, apesar de em alguns locais, por não terem colocada uma manta protectora no piso, haver ervas bastante grandes.
      É um passei que vale a pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s