Cooperação ou oposição

Sistelo, Quebrada, Arcos de Valdevez
Sistelo, Quebrada, Arcos de Valdevez

No jornal Noticias dos Arcos de de 7 de Novembro, o PSD acusa o PS e o CDS de não colaborarem ao não aceitarem os pelouros “generosamente” oferecidos pelo recém empossado presidente da câmara de Arcos de Valdevez.

O argumento para “oferecerem” ao CDS  o pelouro do “emparcelamento” foi o facto de uma das bandeiras eleitorais ser do CDS-Arcos ser a Agricultura. Naturalmente, quem defende este argumento ou não está de boa fé ou não percebe muito do que é a agricultura. Bom, pode acontecer que seja ambas as coisas!

Considerar que o emparcelamento em Arcos de Valdevez é o pilar essencial da agricultura no concelho é ver as coisas ao contrário. Como é que um vereador poderia apresentar algum trabalho com um pelouro destes? Ia apresentar projectos de emparcelamento ou desemparcelamento para quê, se não tem o poder de, por exemplo, propor medidas quanto ao que se deve cultivar.

A agricultura tem que ser vista de uma forma vertical, na qual o emparcelamento pode, ou não, ser necessário. É necessário saber quais os produtos em que se deve apostar, quais os mercados que podem trazer mais valias para os agricultores. As apostas nos produtos tradicionais, como o feijão, o milho, a cachena e muitos outros que devem ser valorizados. Mas, também, a aposta em novos produtos que podem trazer riqueza, como os frutos vermelhos e os quivis.

Podemos comparar a atribuição deste pelouro a contratar o Ronaldo e dar-lhe a tarefa de fazer os lançamentos laterais… já que ele diz que é necessário jogar para a equipa.

Tivesse oferecido o Sr. Presidente da Câmara o pelouro dos recursos hídricos ao CDS e o PSD teria visto a colaboração que teria, a não ser claro, que os projectos apresentados fossem reprovados…

É minha opinião que os pelouros foram distribuídos sabendo os destinatários… ao CDS tinham de oferecer um que fosse inaceitável porque podiam aceitar e fazer um trabalho válido, o que seria uma chatice!

Álvaro Amorim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s