A “Opção Orense”

Espiguerios de Soajo, 29/07/07
Espigueiros de Soajo, 29/07/07

Uma das críticas que fizemos na última reunião da Assembleia Municipal foi a falta de empenho da nossa câmara na execução do eixo Braga-Monção.

A resposta do Sr. Presidente da Câmara, foi que preferia e deu prioridade ao eixo Viana-Ourense, pela fronteira de Lindoso, com o objectivo de atrair turismo.

Ambas são importantes, mas, em período de dificuldades financeiras, há que ter prioridade e a ligação a Braga é muito mais importante para nós que a ligação a Orense.

Uma via rápida a atravessar o Parque Natural Peneda-Gerês, é um dos inconvenientes desta ligação. Temo que mais cedo ou mais tarde percamos esse estatuto e, depois, será tarde para arrependimentos!

Além  disso, esta via, que teria ligação à IC28, apenas transformaria Arcos de Valdevez num local de passagem. Tenho dúvidas que incrementasse o turismo no nosso concelho, ou, por outras palavras, quem vem passear para Arcos de Valdevez não tem problemas em fazer a actual ligação, que já tem alguma qualidade.

Mas, mais importante, é que a ligação a Braga é importante pra muitos arcuenses que possuem ligações a Braga e vice versa. Infelizmente, este ano, tive de apanhar o comboio muitas vezes em Braga e, por lá, vi muitos arcuenses com o  mesmo objectivo. Neste momento, temos duas alternativas: Vila Verde ou Ponte de Lima. Pessoalmente gosto da estrada sinuosa de Vila Verde, mas os estrangulamentos nas zonas urbanas podiam levar a perder o comboio, pelo que normalmente ia por Ponte de Lima, um pouco mais longe.

Quem vai para Monção, normalmente, porque é muito mais rápido, utiliza a A3. O dinheiro poupado nas portagens, sempre podia dar para pagar uma merenda em terras de Valdevez!

Gostava de saber se a opção por não insistir  no eixo Braga-Monção e preteri-lo em relação a Orense, é uma decisão tomada com a auscultação dos arcuenses ou foi indicado pelo “Borda d’Água”!

PS: Aliás,  ideal é que os nossos visitantes pudessem entrar em Arcos de Valdevez logo na Barragem de Soajo-Lindoso ou, pelo menos, pela estrada da antiga central hidroeléctrica de Lindoso.

AA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s