A verdade a que temos direito… ou parte dela!

1349747O Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, escreveu um artigo de opinião no JN, em que proclama algumas verdades.

É verdade que a Região Norte não recebe aquilo a que tem direito. Mas há coisas que não se entendem, ou melhor, poderemos entender se for feita uma análise menos regionalista da coisa…

Poderá ser verdade que temos 35% da população, somos responsáveis por 39% das exportações e somos pobres! Podemos acusar o governo central de não nos distribuir os fundos a que tinhamos direito, mas não podemos acusar o governo central de os empresários, responsáveis pelas exportações, não enriquecerem as regiões. Se há industria, se há produção, onde está a riquza? O que é feito do IMI e outros impostos locais que os 35% da população do Norte geram? Talvez mal gerido por executivos municipais que querem ficar na história pelas placas das inaugurações e não pelo bem estar das populações.

Também faltou escrever que, dos recursos distribuídos pelo estado, quer sejam fundos europeus ou dos nossos impostos, os municípios fizeram apostas erradas, não criando riqueza mas criando estruturas, muitas delas de utilidade muito duvidosa e que apenas criam despesa e empregos para os amigos.

O actual executivo do PSD de Arcos de Valdevez é um caso paradigmático. Fartou-se de gastar fundos para a construção e aquisição de equipamentos (alguns com processos judiciais desastrosos), que são hoje elefantes brancos do concelho. Desvirtuaram-se ruas e praças com tiques de novo-riquismo de gosto altamente discutível. Outros municípios do Alto Minho fizeram, se não mais, muito melhor e estão agora em muitas melhores condições para enfrentar os difíceis desafios da crise que estamos a passar.

O novo quadro comunitário é bem vindo, se não for para continuar com as mesmas políticas. Com mais ou menos dinheiro, é importante que o que vier seja investido sem sectores estratégicos que possam criar riqueza e não criar mais despesa.

É muito mais fácil atirar as culpas para os outros das nossas decisões erradas!

AA

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s