I Edição do Salão de Inovação rural

image001Estive várias vezes para escrever sobre o “I Edição do Salão de Inovação rural”, várias vezes achei que não devia. No entanto, depois de receber o mail de divulgação municipal a evidenciar o evento, não resisti, sobretudo pelas fotografias que mostraram alguns dos que estiveram e não o que se mostrou ou poderia ter mostrado!

Considerei desde o principio que este evento tinha o único propósito de fazer campanha eleitoral para o actual candidato à câmara pelo PSD e director do INCUBO. Não é que não possa haver inovação no meio rural, mas a temática pareceu logo desde início uma forma de tentar mostrar trabalho, que se desconhece, do INCUBO.

Não escrevi antes porque, sendo o evento realizado claramente com fins eleitoralistas, é sempre bom a divulgação do que se faz no concelho. E, como a Câmara Municipal faz tão pouco, que sejam as razões erradas a obter os objectivos certos! Até porque, para mim, Arcos de Valdevez está à frente de tudo e, prefiro perder votos e a nossa terra ter divulgação. Não será ético, mas as acções ficam com quem as praticam e acredito que os Arcuenses terão capacidade de o avaliar.

Resolvi escrever agora, depois de receber o mail do município a mostrar o sucesso da mostra. Como não podia deixar de ser, as imagens, mostram essencialmente o candidato do PSD à Câmara Municipal e não mostram, as conclusões das “Workshops”, provavelmente nem poderia mostrar, nem mostram o que de inovador se apresentou.

Mas, afinal, o que esteve mal com o evento?

  • Não me parece que seja objectivo do INCUBO divulgar produtos regionais (já tinha estado na feira de produtos regionais em França, também na minha opinião erradamente, com fins eleitoralistas. Haverá a desculpa de que se estaria a convidar emigrantes portugueses a criar empresas na INCUBO?)
  • O evento fala de “Inovação Rural”. É claro, o termo inovação serviu para associar o INCUBO ao evento. Mas, de inovação o que se viu? A impressora 3D? Para imprimir enxadas, foices e outros instrumentos agrícolas de plástico? Para construir “lembranças artesanais” para vender a turista distraído? Poderá ser uma boa atração para a instalação de novas ideias no INCUBO, mas não para “Inovação Rural”!
  • A “Inovação Rural” passa por carros de bois, carregados de tojo? É esse o futuro da agricultura em Arcos de Valdevez? Não vi ferramentas agrícolas inovadoras, nem propostas de negócios inovadores no âmbito rural. É certo que não estive nas “Workshops”, mas também não vi divulgadas, nem durante o evento, nem nas formas habituais de divulgação municipal, das principais conclusões. Mas a receita “mágica” do “Aphros” e de outras soluções, não são tão mágicas assim e também não serão tão inovadoras como isso! Nem toda a gente tem é os recursos que os Croft e outros possuem! Mas este tema levaria a discussão do que se passa nas Adegas Cooperativas… que não é o que interessa aqui!
  • Este evento é só o “I” de “Inovação”, mas não é seguramente o primeiro do género e não tem muito de diferente dos que se tem realizado no passado, provavelmente com os mesmos carros de bois, com folhas dos mesmos tojos, giestas e urzes do passado. Os bois não serão os mesmos, porque provavelmente os outros já estarão nas células adiposas de alguém!
  • A presença da TVI foi muito interessante, mas sabe-se que foi a segunda data que surgiu. Inicialmente estava previsto fazer o programa no “Fim-de-Semana Gastronómico”, mas a TVI teve um convite “mais aliciante”!

Concluindo:

  • Foi positiva a realização do evento, pela divulgação que fez das nossas tradições, de alguns produtos turísticos que existem no concelhos (e digo alguns, porque infelizmente a amostra foi muito pequena do que, felizmente, existe).
  • Foi infeliz a colagem eleitoralista do candidato do PSD e a necessidade de mostrar trabalho daquilo que parece ser um enorme falhanço do actual presidente da Câmara na idealização do INCUBO.

AA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s