Assembleia Municipal 30/09

A reunião de “Outono” da  Assembleia Municipal deixou desta vez a sede do concelho e realizou-se em Sabadim, num dos pólos do Agrupamento de Escolas de Valdevez. Apesar de as condições não serem as ideais, as escolas não tem anfiteatros para albergarem tantas pessoas, a iniciativa é muito positiva. Foi pena as pessoas de Sabadim não terem utilizado o tempo do público para intervirem, teria enriquecido a iniciativa.

O período antes da Ordem do dia ficou marcado pela discussão à volta

Documento Verde da Reforma da Administração Local
Documento Verde da Reforma da Administração Local

da reorganização do poder autárquico. A redução do número de freguesias e, eventualmente, o número de municípios marca claramente uma cisão entre os seus defensores e os opositores, que é transversal à sociedade, mas que é bem visível dentro do próprio PSD arcuense. À conclusão do Sr. Presidente da Mesa, Dr. Rui Alves de que é uma reforma inadiável, respondeu o CDS, na voz da Drª Carolina Faria no sentido de serem as populações a se organizarem e propor uma reorganização que melhor se ajuste às nossas necessidades. Esta reorganização, que não passa necessariamente pela extinção das freguesias, mas pode ser obtida pela junção de várias juntas que governariam um conjunto de freguesias, como defendeu o Drº Paulo Portas na campanha eleitoral, deve sempre passar pelos populações locais, nunca imposição central.

Pelo contrário, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, defende que não é por causa do número de freguesias que estamos em crise, e que a haver reorganização que seja o governo a decreta-la. Defendeu mais uma vez que a solução seria a regionalização, dando o exemplo dos PIB da Madeira, Açores e Algarve. Esqueceu-se que o Algarve não é uma região administrativa, e que a Madeira vai sofrer as consequências de uma política desfasada da realidade nacional e completamente eleitoralista. Deu ainda o exemplo do valor por utente que recebem as administrações regionais de saúde, sendo que um habitante em Matosinhos “vale mais” 70€ que um do Alto Minho. Sabendo nós que não haverá uma região sem que o Douro Litoral não esteja em conjunto com o Minho, é de perguntar se não continuaremos a ter os mesmos problemas, só que agora o papão central será o Porto…

É de realçar que foi extinta a Valimar, apresentada por todos os intervenientes como um excelente exemplo de associativismo intermunicipal, através da qual foram obtidos muitos financiamentos. A Valimar foi extinta devido à sua substituição pela CIM Alto Minho, que com certeza irá continuar a proporcionar o desenvolvimento dos seus associados.

Se é possível haver sucesso sem haver regionalização, o Algarve é um exemplo, a Valimar, ou agora a CIM Alto Minho, poderia ser outro…, é de questionar  porquê insistir num modelo regional ultrapassado, defendido pelo PCP com o ideal que “um dia o Alentejo há-de ser nosso”!.

De mais relevante, neste tempo antes da Ordem do Dia, só algumas picardias, que continuam a diminuir a imagem da Assembleia Municipal.

De lamentar a insinuação do Sr. Presidente da Câmara em relação à Drª Carolina, quando disse que já antes tivéramos um assessor de um secretário de estado Arcos de Valdevez nada tinha ganho. Além de ter sido uma enorme indelicadeza e desacreditação para o seu actual Chefe de Gabinete, foi um insulto barato à nossa cabeça de lista, que fez questão de não abandonar o seu cargo na Assembleia Municipal e marcar presença no órgão mais alto do município. Em defesa da honra, defendemos que apenas no fim se pode fazer um balanço do seu trabalho além de que, o grupo Municipal CDS-PP tem-se pautado por defender políticas, visões alternativas para o concelho sem nunca ter entrado em quezílias pessoais.

Não sei porquê, mas tive a impressão que o Sr. Presidente da Câmara mostrou-se nesta reunião bastante nervoso.

AA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s