Qualidade da água na praia da Valeta

É com imensa pena que tive conhecimento que as análises à água da Praia Fluvial da Valeta, tem apresentado ao longo do Verão valores muito elevados de bactérias, quer Escherichia coli  e enterococos intestinais.

Segundo as análises do SNIRH – Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos, várias amostras ao longos dos dois últimos meses apresentaram estas bactérias, capazes de ser uma ameaça à saúde pública.

Análises à água da praia da Valeta, pelo SNIRH

O Rio Vez, que tem todas as condições para ser um rio limpo, cujo município que percorre tem um sistema de tratamento de águas, que os munícipes pagam mensalmente juntamente com a água, continua a apresentar focos de poluição que só podem envergonhar os responsáveis.

Mas, mais grave que as análises apresentarem focos de poluição grave, é as autoridades não informarem a população e não interditarem a praia. Alguém deveria ser responsabilizado, no mínimo por atentado à saúde pública por negligência.

Infelizmente, em Portugal, os responsáveis, ou políticos ou nomeados pelos políticos, continuam a atentar contra os seus deveres e nunca são responsabilizados. Estivéssemos num país desenvolvido e o vereador responsável a assim como delegados de saúde e responsáveis pelos recursos hídricos já teriam sido demitidos, ou punidos civicamente.

Neste caso, será também mais uma justificação para a construção da piscina exterior?

One thought on “Qualidade da água na praia da Valeta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s