O dia D para Portugal

Candidatos do CDS-PP, no Mercado Municipal de Arcos de Valdevez

No próximo dia 5 de Junho, Portugal vai a votos.

Para Portugal, pode ser o dia D! O dia da viragem, rumo a um futuro com alguma esperança.

O próximo governo, sairá da combinação de dois ou três partidos. Os cenários são vários. Dois bastante remotos: o CDS ganhar e o PS ganhar. O primeiro, seria mesmo uma revolução em Portugal, infelizmente o Homem tem medo da mudança, e só em situações extremos segue esta via. A própria evolução das espécies segue este padrão, longos períodos relativamente calmos e pequenos períodos de grande mudança. O segundo, se acontecer, só tem viabilidade se o Sr. Pinto de Sousa abandonar, porque não sendo uma pessoa de confiança, ninguém governará com ele. O terceiro cenário é o mais certo: O PSD ganhar, sem maioria absoluta, e fazer governo com o CDS. Mas aqui, o dia D de portugal será maior, quanto mais influência o CDS tiver nas políticas do país…

O que podem fazer os Arcuenses, e de uma forma mais alargada, todos os alto-minhotos.

Há razões do coração: Todos dos elementos da lista são do distrito de Viana do Castelo. Arcos de Valdevez tem mesmo uma candidata em 3º lugar. Mais nenhuma lista tem arcuenses, em lugar nenhum, e nem gente do distrito foram colocados como cabeça de lista. O cabeça de lista do PS insultou mesmo o distrito num debate radiofónico… Enquanto que nos fins de semana, qualquer alto-minhoto pode inquirir os nossos deputados, duvido que quer o do PS quer o PSD se apresentem para prestar contas… bem, talvez numa qualquer inauguração rodeados por seguranças!

Mas também há razões de competência: O trabalho dos deputados do CDS, eleitos por Viana do Castelo, tem um longo historial de defesa do Alto-Minho! Ainda hoje no Mercado Municipal de Arcos de Valdevez uma munícipe me perguntava pelo Engº Daniel Campelo, para lhe agradecer poder chegar mais depressa a Viana do Castelo.

Também, falando para os arcuenses, acho que se pode reconhecer o trabalho da Drª Carolina Faria na Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez. Apesar de sermos um grupo pequeno, temos um trabalho na assembleia de que nos podemos orgulhar. Seja eleita a Drª Carolina para a Assembleia da República e, de certeza, que encherá de orgulho todos os Arcuenses.

No entanto, que interessa a competência, se os ideais e políticas não são os melhores. Toda a gente reconhece a competência do Sr. Pinto de Sousa a gastar o dinheiro que não tem, em PPP, em estudos e mais estudos, para projectos megalómanos… A sua competência a aumentar impostos e congelar reformas, as mais baixas também. A sua competência poupar fundos para agricultura, para os devolver à UE. A competência é tal, que trabalhando ao fim de semana, concluiu engenharia ao domingo, numa Universidade fechada por ilegalidades. Também é competente a reduzir áreas protegidas, na área certa para caber um centro comercial…

A competência só é boa, quando for para o bem de todos… e aí, podemos afirmar que cabe o CDS.

O CDS, tem um programa para elevar a exigência na educação, com uma avaliação de professores em que o avaliador tenha interesse na avaliação do avaliado! Uma aposta naquilo que Portugal pode fazer bem, de uma forma sustentável: agricultura, pescas. A devolução da autoridade às forças de segurança (PSP e GNR). E, acima de tudo, a nível da economia do país, não gastar o que não se tem, e não cobrar os impostos que nos deixa à mingua.

É certo que o CDS tem alguma culpa na governação com o PSD. E as culpas, podem-se enumerar… entre outras: Recuperação dos estaleiros de Viana do Castelo e das OGMA, além de, grande crime, ter aumentado os impostos pagos pelos bancos para perto dos 15%… deviam pagar mais, pois deviam, mas alguém demitiu o governo antes que lá chegassem!

Há uma máxima, que é defendida pelo Sr. Pinto de Sousa, que é: Mais vale fazer alguma coisa do que não fazer nada… para defender as suas pseudo-reformas na educação, saúde, justiça, etc…

Pois eu não concordo e, defendo que:

Para mudar para pior, mais vale não mudar do que mudar para pior.

A Educação estava má, mas o Sr. Pinto de Sousa, e as suas acólitas, deixaram-na pior… o mesmo para a saúde, segurança, justiça, etc…

Agora, temos que voltar a mudar… mas desta vez, com gente que, tendo defeitos, pode dar-nos muitas mais garantias que o nosso ex Primeiro Ministros, o pior governante da república, para não dizer da história de Portugal!

AA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s