Desenvolvimento Municipal de Arcos de Valdevez

Pelourinho, Arcos de Valdevez

Há uns tempos recebi um panfleto digital, via autarcas do CDS, que mostrava uma série de índices de desenvolvimento relativos a Ponte de Lima.

Procurei encontrar o nosso município e, por regra, ficava sempre bastante mal classificado.

As fontes dessa informação são “INE, Portugal, Anuários Estatísticos da Região Norte 2002 a 2007” e dados da “Municipia, S.A.- In Guia de Portugal, www.guiadeportugal.pt“.Procurei ver esses dados, e ver a situação de Arcos de Valdevez no Distrito de Viana.

Indicador de Desenvolvimento Municipal (IDM)

No IDM, somos os segundos do Distrito, a contar do fim!!!! Podemos dizer que é culpa da interioridade… mas se assim fosse, Viana do Castelo deveria estar à frente de Ponte de Lima e poderíamos estar à frente de Ponte da Barca e Paredes de Coura… mas não, só à frente de Valença.

Somos o número 253, a nível nacional, em 308 municípios.

O IDM, calculado tendo em conta vários indicadores:

Índice de Investimento Municipal

Apesar de mal colocado no IDM, Arcos de Valdevez é o quarto município do Distrito com maior índice de investimento, e o número 110 a nível nacional. Isto pode querer dizer que há investimentos que são feitos que não se traduzem num maior desenvolvimento municipal.

Cidadania

Somos o quinto em relação à cidadania, que se reflecte na participação eleitoral, taxa de criminalidade e participação em ONG na área do ambiente. Podia ser melhor, sobretudo o índice, 100,6 podia ser mais próximo do de Melgaço, 168,7. Também a nível nacional, estamos um pouco abaixo do meio (lugar 173).

Capacidade de influenciar o exterior

Também aqui andamos pelo meio da tabela a nível nacional e estamos em 7º a nível distrital. Só a Ponte da Barca, Caminha e Paredes de Coura está pior que nós.

Aqui, é a capacidade competitiva do município, para atrair pessoas e investimentos, que é  avaliada. Nem o facto do concelho ser um dos mais procurados do Norte, para as pessoas que chegam ao Aeroporto Sá Carneiro, nos põe numa situação melhor.

Em Arcos de Valdevez até existem condições para a instalação de algumas indústrias de grandes dimensões, as taxas e impostos municipais, acabam por excluir pequenos negócios, que poderiam dinamizar a economia.

Esta influência externa também se vê, na prática, na perda das urgências e na perda da Loja do Cidadão para concelhos vizinhos.

Dinamismo económico

Mais uma vez na metade inferior, em 7º lugar no distrito. Pior só mesmo Ponte da Barca, Paredes de Coura e Melgaço. A nível nacional, o lugar 206 também é fraco. É claro que estarmos numa região mais pobre e menos desenvolvida, esquecida pelo governo central, é umas das justificações. Mas outros concelhos do distrito estão bem melhor colocados, nomeadamente Ponte de Lima, na metade superior da tabela (lugar 147).

Ambiente e Qualidade de Vida

Sendo um concelho rural, o ambiente e a qualidade de vida tem obrigação de ser melhor. Mesmo assim ocupamos o lugar 95 a nível nacional, que comparado com o 5º lugar de Ponte de Lima, é muito fraco. A nível distrital somos os quintos, atrás do nossos vizinhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Paredes de Coura e Monção.

Serviços de Apoio às Populações

Mais uma vez a meio da tabela. O curioso aqui, é que os municípios que tem piores desempenhos noutros parâmetros, tem melhor neste. Uma explicação, parece-me que por serem de menor dimensão, tendo uma biblioteca, um centro de saúde, umas piscinas, tem maior número de equipamento por habitantes. Nós até temos um centro de saúde, com várias extensões… não sei se tantos ou mais que Ponte de Lima, mas para uma população significativamente inferior.

Isto também se verifica a nível nacional, tendo o município do Corvo, o mais pequeno da República, o lugar primeiro. É claro que cidades como Coimbra, Lisboa e Porto, estão muito bem classificadas pelos inúmeros equipamentos e serviços paras as populações que possuem. Assim, o lugar 182 que Arcos de Valdevez ocupa, pode não significar que tem poucos serviços de apoio, mas os mínimos, pelo menos.

Potencial Demográfico

O potencial demográfico é um indicador importantíssimo pois mostra-nos a evolução da nossa população. Para termos desenvolvimento, necessitamos de atrair gente em idade activa, que possa trazer investimentos e riqueza de forma a dinamizar a economia e melhorarmos o IDM. Também aqui, o lugar que ocupamos, não é grande coisa… 248 a nível nacional. Mais uma vez, no terço inferior da tabela!

Mas, pior, é a posição a nível distrital. Somos os oitavos! Pior que nós só Paredes de Coura e Melgaço.

Este indicador diz muito sobre as políticas de atracção de gente nova do executivo da câmara nos últimos anos. Existem algumas medidas de apoio, sobretudo a jovens, que o CDS até apoiou! Mas, normalmente, os jovens, a não ser que tenham um pai rico, não tem muitas condições para investir. E, se é necessário gente jovem com espírito de incitava, que aposte e arrisque os seus recursos em Arcos de Valdevez, é necessário não por de lado os menos jovens, que tendo capacidade de investimento, procuram municípios com melhores condições.

As taxas de IMI no máximo, o IRS que não é devolvido na totalidade, as taxas, como a TDP e as municipais, são desincentivo ao investimento e fixação de pessoas no concelho.

Estas políticas, como o indicador mostra, leva á diminuição e envelhecimento da população, tornando-nos cada vez mais pobres.

É claro que as políticas de centralização do governo, sobretudo do PS, levam as pessoas a fugir do mundo rural para as cidades, e por isso Viana do Castelo está à frente neste índice e Ponte de Lima, tenha quase 83% da população com menos de 64 anos. Em Arcos de Valdevez, esta não chega aos 73%, mais de 10% de diferença (INE, Portugal, 2007, Anuário Estatístico da Região Norte 2006).

AA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s