Assembleia de Dezembro

No dia 17 de Dezembro de 2010 realizou-se a última sessão da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez.

Dos vários pontos da ordem de trabalho, um destacava-se pela sua importância para o futuro do município e dos Arcuenses… No entanto, o ponto mais quente, num fim de tarde frio, foi antes da ordem do dia… Os personagens do costume, velhos desacordos, nervos à flor da pele! Resultado, assembleia suspensa para apanhar ar!

A história é simples, o Dr. Jorge Lage há muito que discorda com o Sr. Prsidente da Junta de Cabana Maior, sobre os limites entre Soajo e Cabana Maior. Na assembleia “das vindimas” um arrufo entre ambos, levou a que o deputado do PS perguntasse como é que o presidente da junta encontrou os marcos que dizia existirem, se pelo olfacto… Um sentiu-se ofendido porque considerou que o estavam a rebaixar à espécie canina! Outro defendeu-se dizendo que o Homem tem olfacto, longe de tentar ofender alguém, só questionava os tais marcos, que não aprecem em nenhum documento oficial.

Para mim, é inevitável, sempre que algum dos dois sr.s deputados se dirigem à assembleia, fico à espera das provocações. O primeiro a discursar foi o Sr. Presidente da Junta de Cabana Maior… nada de especial. A Seguir, o Sr. deputado do PS… começou muito bem. Mas, depois, tinha uma na manga. Com um texto, do que ouvimos, de uma excelência digna de uma pessoa que, reconhecidamente, tem uma cultura a cima da média começou por, pessoalmente, sem envolver o PS, propor um louvor, a uma descoberta científica de um arcuense que era deveras inovadora: que o Homem não tem olfacto… consequência imediata, todo o PSD interpretou o texto como um insulto ao seu deputado municipal, e o Sr. Presidente imediatamente cortou a palavra ao ilustre deputado. Resultado da coisa… suspensão da Assembleia. Pelo meio, acusações entre PSD, Presidente da Câmara, PS, mal entendidos, pedidos de desculpa… de tudo um pouco.

Esta guerra não é nossa, do CDS-PP, mas podemos ter opinião sobre o assunto (guerra pessoal entre deputados desta assembleia, porque em relação ao limite das freguesias, temos opinião com certeza…). Parece-me que há aqui mal entendidos e interesses, alguns legítimos, sobre territórios de grande interesse estratégico. Pelo que me parece, esta discussão é antiga, e já deveria ter acabado. Há documentos sobre os limites das freguesias, há marcos e deveria haver bom senso e solidariedade entre os arcuenses. Assim, decerto se resolvia esta questão de uma vez. Mas, quando vemos em documentos oficiais a Serra da Peneda a vir buscar picos do Soajo, tudo é possível!

Quanto ao resto do “antes da Ordem do Dia”, os desejos de boas festas, e mais uma ou outra consideração. O grupo do CDS-PP aproveitou para fazer um balanço de um ano de participação no órgão mais importante do município.

Neste aspecto, o CDS-PP procurou envolver-se em todas as discussões sobre deliberações que afectavam o município, concordando com umas, opondo-se a outras e propôs várias medidas que julgamos ser do interesse dos arcuenses. Nesse aspecto, é com orgulho que recordamos este ano, tendo a consciência que não desiludimos todos aqueles que votaram em nós.

Ainda neste ponto, só mais uma consideração. O deputado da CDU congratulou-se por esta assembleia ter sido marcada para antes do Natal, por ser mais conveniente. Da minha parte, quando me candidatei, sabia que teria que dispender alguns dias por ano para as assembleias municipais. É impossível que haja datas que sejam boas para todos. Por isso, ou decide que é importante a nossa participação, e só um motivo por uma causa completamente inadiável, se está ausente, ou então, mais vale renunciar. Para mim, os prejuízos que já tive com esta minha participação foram significativos, e as senhas de presença não os vão cobrir, nem de perto nem de longe. Fiquei desiludido com a situação, mas a vontade de trabalhar pelos Arcos, que tanto gosto sobrepuseram-se. E cá continuarei, pelo menos até que os cortes que o Ministério da Educação anda fazer nos professores, não me puserem longe da minha terra.

Álvaro Amorim

Deputado Municipal do CDS-PP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s