Ponte sobre o Rio Lima (Nó de Jolda)

No dia 22 de Setembro, foi assinado o auto de consignação da obra de construção da nova Ponte sobre o Rio Lima, entre Ponte da Barca e Arcos de Valdevez que vai ligar o nó de Jolda a Lavradas.

Apesar de, pessoalmente, considerar que esta ponte beneficia mais o concelho de Ponte da Barca, esta obra é uma via essencial para as populações que precisam atravessar o rio, de Ponte da Barca a Ponte de Lima. Quer seja os arcuenses que tem interesses na margem esquerda, quer as populações que pretendem aceder à margem direita, ou para apanhar a IC28 para Viana ou porque tem negócios deste lado no nosso município, vão ter benefícios significativos.

Neste sentido, o grupo municipal do CDS-PP, apresentou um voto de congratulação pela sua concretização. Não podíamos, no entanto, esquecer  o papel que o Engº Campelo teve nesta, e noutras obras do distrito, a quando da aprovação do Orçamento de estado conhecido como do “queijo limiano”!

Esta referência, levou a que todo o PSD votasse contra, uma parte do PS se abastece e apenas o Sr. Deputado Jorge Lage votasse com o CDS-PP a favor.

Argumentou o Sr. Presidente da câmara que, esta obra foi concretizada pelo trabalho posterior dos autarcas e do papel do secretário de estado Paulo Campos. Não duvido que, depois do tristemente célebre orçamento, muitos anos passaram e muito trabalho foi feito. Mas também é um facto histórico, que muitas obras no distrito foram feitas e que, havia uma calendarização para a realização de outras! E, a construção desta travessia, era uma delas, e que sempre foi referida.

O Sr. Presidente da Assembleia municipal, em declaração de voto, referiu-se a este “negócio” como o princípio da crise em que actualmente estamos. Não posso deixar de concordar com ele. E foi por essa razão que na altura o CDS-PP votou contra esse orçamento. Mas não se pode acusar o Egº Campelo pelo desvairo político e económico do PS! Quem tinha o dever de governar, era o PS, assim como actualmente. É compreensível que um deputado, que prometeu defender a sua região, aproveitasse uma dificuldade governativa para garantir meios de desenvolvimento para a sua região que nunca tinha tido. Afinal, outros orçamentos ruinosos para Portugal já tinham sido e continuaram a ser aprovados.

Neste momento, somos deputados municipais, e é como deputados municipais que temos de actuar. E, como deputados municipais, só temos de agradecer as obras que o Engº Campelo conseguiu por em marcha para a nossa região.

Uma nota para o elogio do Sr. Presidente da Câmara a dois ilustres socialistas: O Jorge Coelho e o Paulo Campos, por terem “dado luz verde às obras”. Fico sem perceber uma coisa:

Com tanta amizade do actual secretário de estado e do antigo ministro, não entendo o não avanço da ligação de Arcos de Valdevez a Braga, apesar dos enormes esforços que o o nosso presidente diz fazer para a sua concretização. Esforço esse, que levou a que o PSD votasse contra uma recomendação do CDS-PP ao executivo da Câmara Municipal para redobrar esforços para a concretização dessa ligação. Na altura a culpa era do PS, no governo, agora que gostam tanto de nós deve ser para avançar…

2 thoughts on “Ponte sobre o Rio Lima (Nó de Jolda)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s