Assembleia Municipal de 30/12/2009

No dia 30 de Dezembro de 2009, realizou-se a primeira reunião ordinária da Assembleia Municipal do Município de Arcos de Valdevez. Uma assembleia importante, pois era a minha primeira participação real nestas reuniões, mas também havia documentos importantes para o concelho arcuense a serem debatidos.

O CDS, fiel ao seu programa, apresentou na primeira apresentou duas propostas à assembleia municipal. Uma, para que o executivo da Câmara Municipal se empenhasse mais na procura de concretizar uma ligação de melhor qualidade entre Braga e os Arcos, para revitalizar o eixo Braga-Monção-Vigo, por Arcos de Valdevez. Outra, para a realização de um estudo sobre o que se pode fazer para ter um centro histórico com maior vitalidade.

Imagem da Casa das Artes
Casa das Artes, Arcos de Valdevez

Em relação à primeira proposta, o PSD, e o próprio executivo, opuseram-se, alegando que há mais de 30 anos que se luta por essa ligação e a câmara tem feito um excelente trabalho. O que é certo é que a ligação está emperrada, não há previsão para ser construída. Arcos continua a ficar de fora das grandes vias e até a A27 se transformou em IC antes de entrar no nosso concelho.

A segunda proposta, para a realização de um estudo sobre o que de pode fazer para ter um centro histórico com maior vitalidade, foi desvirtuada e desvalorizada. Também aqui, o PSD considera que tudo está feito. É certo que a lei, de 1996, está aprovada, e ao contrário do que o PSD e o Sr. Presidenta da Câmara insinuou, o Grupo Municipal do CDS conhece o plano de revitalização de 1996, que por acaso já é do século passado! Passaram 14 anos, está na altura de fazer o balanço. Há problemas que são conhecidos de todos, por tão evidentes que são, há outros que é preciso descortinar. Só tendo uma verdadeira avaliação do que foi feito se podem encontrar soluções para melhorar. Foi isso que o CDS propôs, foi isso que o PSD chumbou.  O Sr. Presidente considera que a desertificação dos centros históricos é um problema de todas as vilas e cidades. O CDS dos Arcos não concorda, e não baixará os braços para reverter a situação.

Um ponto em relação à regionalização, e que foi abordada pelo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal. Os autarcas que são servidos pela A28 reuniram com o Ministro das Obras Públicas. Curiosamente, os autarcas da área metropolitana do Porto, dizem que o Norte é uma região com dificuldades, com um nível de desenvolvimento abaixo da média nacional. Mas, aceitam de bom grado que as portagens existam, desde que isentem os utilizadores da Área Metropolitana do Porto. Querem usar os índices de Viana, para atingirem objectivos próprios. Podíamos dizer neste caso, que os mais pobre se solidarizariam com os mais ricos…

Álvaro Amorim

2 thoughts on “Assembleia Municipal de 30/12/2009

  1. Muitos parabéns pelo Blog:) ! É sempre importante termos uma voz activa sobre os acontecimentos desta bela terra que é os Arcos de Valdevez.

    E muitos parabéns ao CDS dos Arcos pela sua proactividade e mente jovem, que bem é preciso no nosso concelho!

    Abraços:)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s